top of page

O Elemento Ar


Hoje vamos falar do Elemento Ar, o terceiro elemento.


Os signos que compõem este elemento são: Gêmeos, Libra e Aquário.

O Ar é a energia vital que tem sido relacionada com a respiração ou com aquilo que os iogues chamam de "prana".


Esse elemento tem uma energia Yang, solar, de alta expressão no mundo e que se expressam também através da comunicação e das relações sociais.

O Elemento Ar tem a ver com a Linguagem, com o “dar nome às coisas”, por exemplo: quando eu falo que escrevi esse texto no meu computador, você pode nunca ter visto o meu computador, mas você consegue imaginar um na sua cabeça. Nesse sentido, você pode ver como dar nome às coisas facilitou muito a nossa comunicação.

O Ar fala disso, de estabelecer relações entre as coisas, de ver as coisas por outro ângulo e isso facilita a nossa compreensão do mundo. O mundo do Ar é bastante mental, intelectual e abstrato... é o mundo dos conceitos.

Um ponto muito importante aqui é a troca de ideias, quando as ideias “circulam” e quando há interação entre as pessoas. Por isso esse Elemento é tão conectado com as relações sociais! É onde existe troca, onde percebo que existe alguém diferente de mim e que é tão interessante quanto, com suas ideias, seu ponto de vista e sua própria forma de pensar.

Quando eu penso no Ar, gosto muito da ideia de desenvolver a perspectiva. Existe por aí na internet uma imagem de duas pessoas, em que uma está de frente para a outra e há um número no chão. A primeira pessoa olha para o chão e vê o número 6. Já a segunda, olha para o chão e vê o número 9. Na imagem, elas estão brigando para decidir quem está certa! Mas, na verdade, as duas estão certas! Pra mim a energia do Ar é justamente essa, que vê de cima e fala: Gente, é 6 e 9! E tá tudo certo.

Essa perspectiva é o que facilita muito o intercâmbio nas relações sociais. É uma energia capaz de obter um ponto de vista imparcial a respeito da vida cotidiana, o que lhes dá a possibilidade de ganhar objetividade e abordar racionalmente tudo. Essa imparcialidade permite a conexão de forma eficiente com todos os tipos de pessoas.

Neste momento, você pode estar se identificando muito com essa energia mental, do pensamento, inclusive ser destas pessoas com a mente muito ativa, muito “elétrica”. Nestes casos, isso pode indicar um excesso deste Elemento o que nos pede uma pausa, acompanhada de uma respiração profunda e, quando possível, uma meditação para apoiar a voltar ao centro.

Ai você vai me falar:

- Kim, mas eu não consigo meditar!

Eu seeeiii! Justamente por isso, é importante começar aos pouquinhos para que essa prática possa te apoiar a “baixar” um pouco essa energia mental, que muitas vezes é tão intensa que a pessoa perde a conexão com o próprio corpo, esquecendo de comer, de dormir... e quando percebe, já passou o dia.

Se a meditação “tradicional” parece muito desafiante pra você, uma alternativa é iniciar com meditações ativas, que primeiro movimentam o corpo para depois aquietar a mente.

Em contrapartida, para quem percebe a falta do Elemento Ar, é muito importante ler. A Leitura é uma forma de se conectar com a linguagem, de visitar outras formas de pensar, outros lugares, outras culturas, tudo que ajuda a perceber que existe uma forma diferente de ver... traz novas perspectivas.

Ainda como dica para quem percebe a ausência dessa energia, as atividades em grupo são fundamentais, porque te dão a oportunidade de perceber que as pessoas são diferentes e pensam de forma distinta.

Fechando aqui o raciocínio.

O contato com esse Elemento de forma física se dá através da Natureza, do Ar.

Outro dia estava atendendo uma cliente que tem uma presença importante do Elemento Ar no mapa dela e ela só me disse: “Eu queria agora ir para a praia e pegar um vento no rosto.”

O Stephen Arroyo fala que o interessante seria ir a um lugar muito alto, numa montanha, onde o ar é puro, pois ali seria um espaço de contato importante com este elemento.

Para ilustrar um pouco sobre esse elemento vou contar algo pra vocês, eu tenho uma amiga geminiana e com MUITO Ar no seu mapa, e eu lembro quando ela se mudou para um apartamento que era um loft (um único cômodo) e aí ela me contou como tinha organizado a disposição dos móveis na casa nova. Mas, no dia em que eu fui conhecer o novo apê, na “Open House” a casa já estava toda diferente. Ai eu falei:

- “Ué, você não disse que tinha colocado a cama perto da janela?”

Aí ela me disse:

- “Sim! Mas aí eu não conseguia chegar perto da janela e me dava a impressão de que o Ar não entrava, então eu preferi tirar a cama dali e deixar o corredor livre para a janela."

No caso dela, a janela possibilita a conexão com esse elemento.

E você? Se identifica com a energia do elemento Ar?

Conhece alguma pessoa com essa energia?


Me conta aqui nos comentários que eu vou adorar saber e compartilhar nossas experiências.


Com amor,

Kim Bins



whatsapp-icone.png
bottom of page