top of page

Os Signos e as Estações do Ano




Nos últimos textos nós viemos entendendo a classificação dos signos nos Elementos da Natureza: Fogo, Terra, Ar e Água. Também falamos como estes elementos se apoiam e se complementam para trazer harmonia para a nossa vida. Hoje vamos começar a falar da conexão dos signos com as estações do ano.


Num primeiro momento o Zodíaco foi criado com a intenção de trazer maior precisão para os cálculos da localização dos planetas na esfera celeste. Para isso, criou-se uma circunferência imaginária subdividida em 12 partes iguais, os signos. Cada signo foi nomeado de acordo com a constelação pela qual o Sol passava durante a sua trajetória aparente pela céu. É sempre importante lembrar que signo não é a mesma coisa que constelação. As constelações inspiraram os signos, mas são coisas diferentes.


Quando pensamos na forma como a Astrologia nasceu, costumamos dizer que foi no momento em que uma pessoa olhou para o céu e pela primeira vez quis estabelecer relações entre o que acontecia na esfera celeste e o que acontecia na terra. Sendo assim, foi a partir da observação da trajetória aparente do Sol através da eclíptica que começou-se a relacionar os signos com as estações do ano. O simbolismo do Zodíaco é produto da experiência humana relacionada aos ciclos do ano e à mudança de panorama da vegetação, principalmente nas regiões temperadas do Hemisfério Norte, onde nasceu a Astrologia.


Zodíaco vem da palavra grega “zoe” que significa vida. É o ciclo da vida.

O ciclo da vida começa com Áries, o primeiro signo do Zodíaco. É interessante pensar que a entrada do Sol no signo de Áries é o momento em que se inicia o Ano Novo Astrológico, junto com o Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. A partir dali, o Sol vai atravessando todos os signos da mandala zodiacal até chegar ao último signo que é Peixes.


Nesse sentido, cada signo vai estar associado a um determinado momento das estações do ano. A esta classificação damos o nome de Modalidades, ou Ritmos do Zodíaco. Essa classificação divide o signo em três grupos, os signos do início de uma estação, os signos do meio e auge da estação e, por fim, os signos que fazem a transição de uma estação para a outra, fecham um ciclo e prepararm para o novo.


Os signos de início da estação são os signos Cardinais: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

Os signos do auge da estação são os signos Fixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Os signos do final da estação e transição para a próxima são: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.


Pra você visualizar melhor, vou listar aqui abaixo. Observação importante, essas datas são aproximadas, visto que o ano tem 365 dias e algumas horas, sempre temos um ajuste nesses cálculos. É só lembrar do ano bissexto e pensar como tudo se altera.


Datas aproximadas:


20 de março - O Sol no signo de Áries Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte e de Outono no Hemisfério Sul

20 de abril - O Sol no signo de Touro - o auge da estação

20 de maio - O Sol no signo de Gêmeos - o final da estação

20 de junho - O Sol no signo de Câncer Solstício de Verão no Hemisfério Norte e de Inverno no Hemisfério Sul

22 de julho - O Sol no signo de Leão - o auge da estação

22 de agosto - O Sol no signo de Virgem - o final da estação

22 de setembro - O Sol no signo de Libra Equinócio de Outono no Hemisfério Norte e de Primavera no Hemisfério Sul

22 de outubro - O Sol no signo de Escorpião - o auge da estação

21 de novembro - O Sol no signo de Sagitário - o final da estação

21 de dezembro - O Sol no signo de Capricórnio Solstício de Inverno no Hemisfério Norte e Verão no Hemisfério Sul

20 de janeiro - O Sol no signo de Aquário - o auge da estação

18 de fevereiro - O Sol no signo de Peixes - o final da estação



Então, é muito bonito perceber que adentrar no saber astrológico é uma forma de nos re-conectarmos com os ciclos da vida, da natureza e as estações do ano. Por isso, vejo a Astrologia conectada com essa força feminina tão potente e amorosa.


Gostou deste conteúdo? Quer que eu aprofunde mais neste tema?

Deixa seu comentário aqui.


Um beijo, e até!

Kim Bins


whatsapp-icone.png
bottom of page