top of page

Opostos e Complementares - Fogo e Ar



No último texto do blog encerramos a série de textos falando sobre os 4 elementos, se você ainda não viu, volta um pouco, tira 5 minutinhos e leia cada um deles. Estes textos vão ser importantes para o assunto que vamos falar a partir de agora: Opostos e Complementares.


Finalizamos a série falando de cada Elemento e hoje vamos ver como eles se relacionam, começando pela polaridade Yang: Fogo e Ar.


Então, hoje eu estou aqui pra falar com vocês sobre Luz e Sombra.

Sim, tá um pouco confuso! Mas calma, eu vou explicar.


Pra isso, vamos recapitular…

Nós falamos sobre as polaridades, nelas a polaridade Yang que é aquela que se derrama pelo mundo. E Fogo e Ar são os elementos que compõem essa polaridade. O que não falamos é que estes 2 elementos também são opostos e complementares.


Se observamos a natureza podemos perceber que o fogo (ou o calor) aquece as moléculas de ar e faz com que ele se movimente. Então, o vento é o ar em movimento e o que faz esse movimento acontecer são as diferenças de temperatura e pressão (o fogo).


Em contrapartida, o ar é necessário para o fogo porque o fogo só queima quando tem oxigênio, é ele que alimenta o fogo. E inclusive, é o vento que leva ou espalha o fogo (um exemplo triste que podemos ver no Brasil são as queimadas e o impacto do vento nelas).


Com essa observação da natureza, você consegue perceber a complementaridade destes elementos. Então, quando nós trazemos essa observação para o campo da astrologia, nós também vamos entender essas energias como complementares.


E pra falar um pouco de luz e sombra, de Fogo e Ar, eu vou pegar como exemplo o primeiro eixo: Áries e Libra.


Áries representa o Fogo, essa energia do Eu, “minhas coisas”, “o que eu quero”, uma energia de afirmação, independência, autonomia, de fazer as coisas por mim mesmo.

Enquanto do outro lado você tem Libra, representando o elemento Ar, que já percebe a importância do “outro” na sua vida, percebendo o quanto as parcerias são importantes.


Aqui você pode perceber claramente a dicotomia entre o Eu e o Nós.

Um energia muito mais do ego - autocentrada e auto referenciada - e uma outra energia que reconhece o coletivo e que existe algo além de si mesmo.

Um Fogo que diz: “Eu posso fazer o que eu quero.”

E um Ar que responde: “Opa! Você pode fazer o que você quer, desde que respeite o limite do outro.”


E estas energias são complementares porque se você tiver um Fogo em excesso você será uma pessoa muito focada em si mesmo, auto referenciada, e que pode se transformar em “um trator” que passa por cima da opinião das outras pessoas, não percebendo outras possibilidades.


Enquanto no excesso de Ar, você pode acabar imerso num movimento de “pensar, pensar, pensar” e, muitas vezes, não agir. E, muitas vezes, até desenvolver uma dependência ou uma influência muito grande das pessoas que estão ao redor. Ao invés de ter suas próprias convicções, fica muito influenciável pelo meio.


E trazendo para o contexto de luz e sombra, eu trago isso porque olhando para a mandala astrológica, quando o sol está de um lado, você terá a sombra do outro. A Sombra, não no sentido de algo ruim, mas no sentido de algo que está oculto, algo que eu não enxergo, é um potencial o qual eu não tenho consciência.E esta é parte do nosso trabalho de consciência e desenvolvimento, alcançar essas energias que estão mais na sombra e buscar um equilíbrio entre elas.


Para finalizar, as energias Opostas e Complementares precisam de um equilíbrio para que possamos ter uma jornada mais harmônica por esse mundo e é nosso trabalho estarmos atentos aos sinais para perceber quando uma está sobressaindo a outra.


Me conta, depois disso tudo que te falei, você consegue perceber se tem uma predominância de algum destes elementos? Algum desequilíbrio? E como você tem cuidado para que o equilíbrio esteja presente na sua jornada?


E, fica esperto, no próximo texto do blog eu vou falar dos outros dois elementos opostos e complementares: Terra e Água.

Te espero!


Com amor,

Kim Bins




whatsapp-icone.png
bottom of page