top of page

O Elemento Terra


Hoje nós vamos falar do elemento Terra.

Este elemento está associado à polaridade Yin: energia Lunar, da noite, receptiva. É composto por 3 signos: Touro, Virgem e Capricórnio.

Uma afinação com este elemento indica que o indivíduo está em contato com os sentidos físicos e com a realidade do aqui-e-agora do mundo material. Os signos de terra tendem a confiar mais nos seus sentidos e no raciocínio prático do que nas inspirações, considerações teóricas ou intuições. Estão sintonizados com o mundo das "formas" que os sentidos e a mente prática encaram como real; e a compreensão inata a respeito de como o mundo material funciona dá a estes signos as qualidades da paciência e da autodisciplina.

Essa energia tem uma força de resistência e persistência que faz com que as pessoas dos signos de terra sempre sejam capazes de cuidar de si mesmas. Por conta da sua eficiência, elas são capazes não só de falar, mas também de agir de maneira bastante prática para garantir que as coisas pelas quais trabalharam não lhes sejam tomadas. O elemento Terra tende a ser cauteloso, premeditado e bastante convencional.

Raramente é preciso dizer a elas de que modo devem se adaptar ao mundo para ganhar a vida, como suprir suas necessidades básicas ou como devem persistir até que um objetivo seja alcançado. Todas estas qualidades vêm naturalmente para o Elemento Terra. Elas têm a experiência para esperar a realidade da própria vida.

Este é um elemento o qual estamos em contato o tempo todo. Nós vivemos na Terra.

Toda a nossa realidade está baseada naquilo que a gente pode perceber objetivamente.

Então a Terra vai falar dessa realidade que podemos experimentar através dos 5 sentidos.

O que podemos ver, o que podemos tocar, tudo aquilo que é experienciado de forma empírica. Então são signos que, ao aprender algum conceito ou ideia, se preocupam com a aplicação desta teoria na prática, com a utilidade daquele conhecimento e se questionam “para quê servem as coisas?”.

Por isso elas estão muito conectadas com o mundo em que vivemos, este mundo onde precisamos trabalhar e o trabalho é o que vai produzir os recursos pra gente pagar as nossas contas, suprir nossas necessidades. Então existe essa conexão com a realidade da própria vida.

São pessoas muito conectadas com as questões de limites de tempo e espaço, os limites do próprio corpo. Isso, é claro, quando não vai para os extremos do workaholic que muitas vezes esquece os limites do próprio corpo em função da realização de um objetivo.

É uma energia muito conectada com o trabalho, que entende que alguns sacrifícios são necessários para alcançar aquilo que se deseja. É daí que vem essa força de determinação, perseverança para buscar tudo que almejam.

Eu tenho uma amiga, capricorniana (maravilhosa). Um dia ela ligou pra outra amiga que é uma geminiana chamando-a para ir à feira e lá foram as duas. Em um determinado momento, cada um foi para um lado para buscar algo em uma barraca.

A geminiana foi andando, conversando com os feirantes que ela já conhecia, conhecendo barracas novas e todas as novidades que havia por lá até que passado um tempo ela ligou pra amiga capricorniana e disse:

  • “E aí, onde você está?”.

Eis que a capricorniana responde:

  • “Ué, já estou em casa!”

  • “Como assim já está em casa? - responde a geminiana

  • Sim. Eu tinha a minha listinha, fiz o melhor circuito da feira para poder ter eficiência, comprei tudo que eu precisava e vim pra casa.

Agora, pra Geminiana, é óbvio que a feira não era algo apenas para cumprir as obrigações. Era para passear, se divertir… Por aí você consegue observar as diferenças entre essas duas energias.

Se você estiver se identificando com tudo isso, talvez você tenha um excesso destas energias no seu mapa, e seja uma pessoa muito objetiva, pragmática, super enfocada na realidade.

O excesso disso pode ser um pouco duro, podem ser pessoas que levam a vida a sério demais ou pessoas muito workaholics.

Então, para estas pessoas, é muito importante fazer uma pausa, fazer alguma atividade que promova esse contato com o seu interior, com a profundidade, não apenas com a realidade palpável. Como diz aquela frase: “Entender que existe muito mais entre o céu e a Terra do que diz a van filosofia.” Então, é importante ter esse contato consigo mesmo. Pode ser através de uma Terapia ou de uma atividade artística.

Por exemplo: Eu, Kim, tenho excesso de Terra no meu mapa e a forma que eu encontrei para lidar com isso foi a Yoga. A prática da Yoga promove um momento para eu ter contato comigo mesma, com meu corpo, com meu interior, logo depois faço uma prática de meditação que me apoia nessa conexão com os meus sentimentos, com meus pensamentos. E, além disso, trabalha a flexibilidade do corpo que eu sinto que com a rotina do dia a dia, trabalho, nós vamos ficando muito rígidos e travados. Então o yoga me faz mover o corpo e me traz essa fluidez.

Mas também pode ter alguém que pode estar lendo esse texto e pensando: “cadê a minha Terra? Eu não tenho nada disso!”

Nestes casos essa pessoa pode ter uma falta de terra no seu mapa. A falta do elemento Terra no mapa pode trazer alguns desafios, como a falta de habilidade para lidar com realidade, esquecer dessa parte mais objetiva da rotina, dia a dia, de agenda, contas a pagar.

Uma forma de lidar com isso é colocar algum tipo de disciplina na sua vida. Então, ter uma agenda e estabelecer horários para os compromissos pode dar algum tipo de contorno para o dia a dia e ajudar na conexão com o elemento Terra, nos conectando com a realidade.

Já conseguiu identificar como é a Terra no seu mapa?

Você sente que tem falta? Excesso? Ou está em equilíbrio?

Me conta nos comentários se ficou alguma dúvida, se você quer mais conteúdos como este.

Eu vou adorar saber mais sobre você.

Com amor,

Kim.



whatsapp-icone.png
bottom of page