top of page

O Elemento Fogo



Antes de começar a falar do elemento fogo eu vou recapitular um pouco do que nós falamos nos outros textos.


Os signos do zodíaco são classificados em Polaridades e também em Elementos. Cada uma das polaridades abrange dois grupos de elementos e, por consequência, dois grupos de signos.


O Elemento Fogo faz parte da primeira Polaridade, que são signos de expansão, de auto expressão, e é composto por 3 signos: Áries, Leão e Sagitário.


Jung relacionou esse elemento com o núcleo dinâmico da energia psíquica, energia que flui instintivamente, de maneira inspirada e automotivada. Essa energia precisa de uma grande dose de liberdade para se expressar de forma espontânea, exercendo sua vontade e colocando o seu ponto de vista de forma direta e honesta. Os signos de fogo exemplificam o poder de decisão, a grande fé em si mesmos, uma força sem fim. Eles falam de autoconfiança e de autoafirmação no mundo através da independência e da liderança.


O elemento fogo tem uma energia forte, de autoexpressão, associada a energia Yang: energia Solar, do dia, força ativa, expansão. Isso explica porque pessoas com signos de fogo dominantes no Mapa Natal são focados mais na experiência do "eu", e do "ego", acreditam em si mesmas antes de acreditarem em qualquer outra coisa. "


O elemento fogo se refere a uma energia universal irradiante, uma energia que é excitável e entusiástica e que, através da sua luz, dá colorido ao mundo.


No elemento fogo você tem ali o calor, e no calor, fisicamente, as moléculas estão em movimento, isso traz agitação. E a gente viu que muito de autoexpressão no mundo, é uma energia muito autorreferenciada, enxerga o mundo através das suas lentes, lentes estas que foram criadas pela própria experiência. Então é essa energia que fala do Ego, que fala do Eu.


É uma energia que precisa de liberdade para se expressar, ser espontâneo, se colocar… e, normalmente a sua colocação é muito franca, direta e honesta. As pessoas são muito espontâneas quando essa energia é forte no mapa delas.


Então, a independência é importante, assim como a liberdade e os desafios. Eles têm a força para encarar os conflitos, para batalhar porque aquilo que pra eles é importante, principalmente por aquilo que eles acreditam. E, muitas vezes, eles acreditam mais neles mesmos do que em qualquer outra coisa que possa existir.


Então, é uma energia de “acordar pronto”, acordou, saiu da cama, botou o pé fora da cama e já “PÁ!” tá pronto pra trabalhar, pra correr, pra tudo que tiver. Inclusive, eu tenho uma amiga que é super fogo, tem uma energia muito forte de fogo no mapa dela e ela costuma dizer que a corrida é o que coloca as ideias dela em ordem.


Quando falo corrida aqui, é corrida vigorosa… não precisa ser só corrida, mas precisa ser um exercício vigoroso #temquesuar. Porque pra essa energia, se não suar, se não ficar com a cara vermelha, não é exercício e não tá canalizando essa energia pra algum lugar. E, se essa energia não for pra algum lugar ela pode explodir em alguém. Então, é bom colocar os exercícios em dia para canalizar essa energia e usá-la de forma construtiva.


Se você está lendo isso e pensando: “Nossa, isso não tem nada a ver comigo!” Tá tudo bem! Pode ser que essa seja uma energia baixa no seu mapa e é bem importante que você possa ativar ela para ter equilíbrio. E uma forma de você ativá-la é através das atividades físicas vigorosas. Então, a diferença é que a pessoa que tem essa energia baixa, não vai acordar muito animada para correr, mas provavelmente no final vai ativar essa energia e vai trazer algum tipo de bem-estar.


Eu, por exemplo, tenho o elemento fogo muito forte no meu mapa e o que é muito importante pra mim: Luz do Sol, Calor e esse sentimento na minha pele. Onde eu trabalho, no inverno não pega Sol - no Rio de Janeiro, sim gente, acreditem!, então, normalmente, na hora do almoço eu corro lá fora e aproveito uns 10 minutinhos para ficar um pouco “lagarteando” no sol (como se diz lá no sul). E isso é algo que me faz muito bem, entrar em contato com esse elemento que é tão importante na minha configuração energética.


Conhecer sobre os elementos que estão presentes no seu mapa te apoia a trazer ferramentas práticas pro seu dia a dia, como esse exemplo meu, e que podem te trazer benefícios reais.


Gostou dessas informações? Fez sentido pra você? Me conta nos comentários se ficou alguma dúvida, se você quer mais conteúdos como este e também se você já sabe qual o seu elemento principal.

Eu vou adorar saber mais sobre você.


Com amor,

Kim



whatsapp-icone.png
bottom of page