top of page

MODALIDADES: Signos Cardinais


No post anterior, começamos a estabelecer a relação dos signos com as estações do ano, que são as Modalidades. Cada signo pode estar associado ao início, ao auge ou ao fim de uma estação, respectivamente os signos cardinais, fixos ou mutáveis. Mas o que essa classificação significa na Astrologia?


As Modalidades representam o ritmo de cada signo, o movimento que aquela energia faz. Se ela tem uma energia de iniciar, de manter ou de lidar com uma transição e finalizar algum ciclo. Cada Modalidade, reúne um signo de cada Elemento. Por exemplo, a Modalidade Cardinal reúne Áries signo de Fogo, Câncer signo de Água, Libra signo de Ar e Capricórnio, signo de Terra. Ao mesmo tempo,, cada Elemento vai ter um signo de cada Modalidade. Por exemplo, o Elemento Fogo, vai ter um signo de Fogo Cardinal que é Áries, um signo de Fogo Fixo que é Leão e finalmente um signo de Fogo Mutável, que é Sagitário.


Hoje vamos falar dos Signos Cardinais que representam o início das estações.

São eles: Áries (Elemento Fogo); Câncer (Elemento Água); Libra (Elemento Ar) e Capricórnio (Elemento Terra).


A principal característica desta modalidade é o impulso!

A capacidade de iniciar novos ciclos, de começar novas atividades e dar o pontapé inicial para as coisas acontecerem. Então, uma imagem que me vem muito a mente quando eu falo desta energia é a imagem da semente que brota. Aquela força de romper com a casca, de sair da inércia, da passividade e de atravessar a terra até chegar à superfície. Também podemos nos conectar com essa ideia do nascimento, da força da emergência, do surgimento, esse primeiro impulso de vida.


Então a primeira qualidade da energia Cardinal é a impulsividade!

Mas você pode estar se perguntando: “Áries e impulsividade, ok! Mas Câncer? Libra? Impulsivos? Como assim?”

Pois bem, dependendo do Elemento ao qual pertence o signo - se Fogo, Água, Ar ou Terra - nos sentimos impulsionados por motivações diferentes como: criar, proteger, agregar ou realizar.


Vamos falar um pouco da impulsividade de cada um:


Áries é o Cardinal de Fogo, seu impulso é da ação, de agir de acordo com a sua própria vontade. Impulso de existir e de se autoafirmar no mundo.


Câncer é o Cardinal de Água, seu impulso é afetivo, o impulso de cuidar, quase como uma mãe, que larga tudo e foca primeiro em suprir as necessidades de seu filho. Ou também o cuidar de um projeto, de uma casa.


Libra é o Cardinal de Ar, seu impulso é gregário, amoroso, impulso de se relacionar. Como seres humanos estamos sempre buscando se conectar com os outros e esse é o impulso libriano: conectar-se!


Capricórnio é o Cardinal de Terra, seu impulso é de realização, de trabalhar, de subir a montanha, enfrentar os desafios. O Impulso de caminhar em direção aos seus objetivos.


Ao pensar na configuração energética do nosso Mapa Natal, podemos ter uma modalidade em equilíbrio, em excesso ou em falta.


Quando temos um excesso da energia Cardinal, possuímos uma força muito grande de iniciar. Parece que sempre tem aquele “bichinho” da novidade te picando… hehe. O Desafio é equilibrar esse forte interesse pelo que é novo com a vida cotidiana, pra que essa não perca a graça. Porque quando as coisas “perdem a graça” acabamos perdendo o foco e nos dispersando do que era nosso objetivo. Então é muito importante, pra quem tem muitos signos de energia Cardinal no mapa, manter o foco naquilo que são seus objetivos, para não dispersar e acabar não concluindo o que se propõe.


E, para quem sente que tem escassez dessa Modalidade, pode sentir um desafio em iniciar algo, dar o primeiro passo e acaba ficando muito na espera de que “algo aconteça”. Nestes casos é sempre importante fazer o questionamento: “Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?” Talvez se fazer essa pergunta pode começar a mobilizar algo internamente e despertar o desejo de se movimentar numa direção diferente.


O impulso de dar um primeiro passo é fundamental para as nossas vidas, mesmo que num primeiro momento haja um desconforto ou insegurança. E, normalmente há! A segurança só virá no decorrer da jornada. Dar o primeiro passo é a forma de ativar a Modalidade Cardinal na nossa vida.


Gostou de conhecer mais sobre essa Modalidade? Você percebe que tem excesso, equilíbrio ou escassez dela? Me conta nos comentários! Vou adorar te ler e compartilhar mais com você.


Um beijo, e até!

Kim Bins


Comments


whatsapp-icone.png
bottom of page