top of page

Classificação dos 4 Elementos no zodíaco – Polaridades



Dentro da Astrologia, signos são classificados em polaridades, elementos e modalidades. Hoje vamos começar falando sobre as polaridades.


Os signos astrológicos são classificados em duas polaridades e aqui neste texto vou te explicar de forma bem breve e simples essa classificação. Bora lá?!


A primeira Polaridade fala de expansão, de auto expressão.

É uma energia que se derrama pelo mundo.

Ela está ligada aos signos de FOGO - Áries, Leão e Sagitário - que se derramam, ou se expressam, através da ação e também aos signos de AR - Gêmeos, Libra e Aquário - que se derramam através da expressão verbal e da interação com outras pessoas.

É uma energia muito associada ao conceito de extroversão, de Jung.


Já a segunda Polaridade fala de uma energia mais passiva, mas um passivo desde a ideia receptiva, aberta. É uma energia considerada auto repressiva, no sentido do que está contido dentro de si mesmo. São focados em seus sentimentos e pensamentos, e só ousam colocar essa energia pra fora a partir do momento que se sentem seguros. Ou seja, não há um derramamento sem ponderação e sem cautela, como muitas vezes acontece na energia de extroversão. É uma polaridade muito associada ao conceito introversão do Jung.

Os signos que têm predomínio destas energias são os signos de Água - Câncer, Escorpião e Peixes - que se expressam através dos sentimentos e os signos de Terra - Capricórnio, Touro e Virgem - que se expressam através da racionalidade.


Essas duas polaridades também estão muito próximas aos conceitos da filosofia chinesa de Yang e Yin

Yang: energia Solar, do dia, força ativa, expansão (primeira polaridade)

Yin: energia Lunar, na noite, receptiva (segunda polaridade)

Outros dois conceitos que também estão associados a essas duas polaridades são os conceitos gregos da energia Apolínea, que é a energia associada ao deus Apolo, deus sol, consciência, razão... então é uma energia que traz luz. E, do outro lado, a energia dionisíaca, associada ao deus Dioniso, deus do vinho, do êxtase e da liberação dos instintos… que seria então uma energia mais instintiva e mais inconsciente, mais interna.

Como você pode ver, os conceitos envolvendo as polaridades estão presentes em diversos escritos e ensinamentos de muitas culturas e na astrologia nós utilizamos destes conhecimentos para trazer mais informação e ferramentas para o seu desenvolvimento.


Espero que você tenha entendido um pouquinho mais sobre esse assunto. Se ficou alguma dúvida, você pode deixar sua pergunta aqui ou me buscar nas minhas redes sociais @kimbins


Com amor,

Kim.


whatsapp-icone.png
bottom of page