top of page

O Elemento Água


Chegamos ao último elemento: Água.

Você conhece os signos deste elemento?

São eles: Câncer, Escorpião e Peixes.


O Elemento Água representa o reino da emoção profunda, das reações de sentimento, indo desde paixões e temores até uma aceitação e um amor que abrange toda a criação.

Água é este elemento pelo qual estamos cercados, aproximadamente, ¾ do planeta Terra são compostos por água; 90% do nosso corpo é feito de água e quando nós somos concebidos, ficamos “guardadinhos”, durante nove meses, dentro da bolsa amparados pelo líquido amniótico repleto de nutrientes, calor e cuidado. Então, Água tem a ver com a vida, inclusive na história, segundo a teoria da evolução, a vida surge na água.


A água conta pra nós algo que tem a ver com ancestralidade, com o passado, com a história. É esse elemento, no qual estamos todos mergulhados… quando pensamos naquilo que é da ordem do inconsciente. É essa conexão que existe entre todos nós, neste sentido que “somos todos um”.


As pessoas que têm esse elemento mais forte no mapa vão ter uma maior percepção deste “caldo” no qual todos estamos… As percepções das nuances, dos climas, dos olhares e sutilezas que outros sequer percebem, daquilo que não é da ordem do explicável, é simplesmente uma percepção, uma sensação, que não tem razão de ser.


Então é algo como aquela situação de quando você chega pra alguém e pergunta: "E aí, tudo bem?” E a pessoa responde: “Tudo bem!”

A cara dela pode até aparentar que “tá tudo bem”, mas a água percebe que não está, que tem algo a mais que não está sendo dito. É mais ou menos essa a energia deste elemento.


É uma energia que fala de sentimento, emoção, intuição, imaginação, de ir para esse mundo próprio que é o mundo interior, imaterial. É por isso que aqui se fala tanto de criatividade, tornando esse elemento também muito conectado com a energia artística.

Quando falamos em excesso de água, podemos falar de um desafio em lidar com tanta sensibilidade. Nos meus cursos eu costumo usar uma frase que eu gosto muito que é:


“Transbordo, não nego. Volto quando couber.”


Ou seja, transbordou, as lágrimas vieram aos olhos, não deu pra conter. Isso porque a água sempre encontra o seu caminho, podemos observar isso na natureza, no curso dos rios, que sempre levam ao mar. A intuição também funciona dessa forma, através dela nós vamos encontrando o caminho das coisas, aonde devemos chegar.


Então, como lidar com o excesso desse elemento?

A terapia pode ser um lugar seguro para dar conta de toda essa “turbulência”, porque muitas vezes, externamente pode estar tudo bem, mas internamente pode estar acontecendo um “maremoto”. Assim, a terapia é o lugar onde o vaso alquímico permite que essas emoções possam ser acessadas de forma segura.


Outra forma de canalizar toda essa sensibilidade é através da arte. A arte possibilita expressar os sentimentos, as emoções, externar o que está apenas no mundo interno.

E, para fazer umas espécie de “contenção” a alternativa mais acertada é criar algum tipo de disciplina, seja o contato com a terra, cultivando algo ou mesmo o trabalho com argila, juntando a arte com este contato com a terra, importante é trazer esse contato com as formas, contornos, com o material.


Para quem tem escassez de água no seu mapa pode estar sentindo que nada do que eu estou falando tem muito sentido, porque justamente são pessoas que têm um desafio maior de entrar em contato com as suas emoções.


Para estas pessoas, a terapia vai ser necessária como uma ferramenta para que elas possam criar um espaço seguro e confiável para entrar em contato com os seus sentimentos e emoções, e esse “mergulho” possa acontecer.


A arte também aparece aqui através da Arteterapia, que também pode ser uma ferramenta interessante, já que muitas vezes, falar sobre as emoções pode ser mais desafiante para as pessoas com escassez de água no seu mapa. A arteterapia pode ser esse caminho de acesso ao inconsciente, as emoções, os sentimentos, pode ser o caminho para deixar essa água fluir.


A espiritualidade também é uma forma de conectar-se com a água, porque as práticas espirituais, de maneira geral, nos levam para esse contato com o seu interior. Uma meditação, por exemplo, pode ser uma forma de conectar-se e acessar esse mundo interno, apoiando assim a acessar mais nossas águas internas.


E, claro, não podemos deixar de falar com contato com esse elemento de forma física. Contato com a água corrente, um mergulho no mar, na cachoeira, um banho de rio, são formas de trazer esse elemento para a nossa vida.


Para ilustrar um pouco, eu queria contar aqui um pouco da minha experiência com a minha mãe, uma pisciana maravilhosa, que foi quem me fez perceber essa necessidade de contato com a água.


Desde pequena eu percebia essa necessidade dela de contato com a água e ela sempre me levava nessas aventuras. Ela foi surfista por alguns anos, então quando criança ela comprou um bodyboard pra mim, me levou pro mar, me ensinou sobre a série, me levou pra além da arrebentação… me levava pra cachoeira e pra rio, pra todo tipo de água! E, mesmo que estivesse muito frio, ela me falava: “Pelo menos o pé você tem que molhar!” E isso é muito simbólico, porque o signo de peixes rege, justamente, os pés.


Se você não tem contato direto com a água corrente, uma alternativa é o banho. Inclusive, você deve conhecer pessoas que às vezes chegam em casa e dizer: “Preciso de um banho!”

Nem sempre esse banho tem relação com o se sentir sujo, muitas vezes é apenas uma forma de limpar, levar embora energias e sensações que não pertencem a essa pessoa, mas, por ela absorver coisas do seu exterior ela precisa escoar, deixar ir, tudo isso.


Para finalizar esse texto eu gostaria de deixar essa frase que eu gosto muito…

“A água cede passagem para os obstáculos com humildade, mas nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar".


Você se identifica com essa energia elemento água?

Como você lida com as suas emoções?


Me conta aqui nos comentários que eu vou adorar saber e compartilhar nossas experiências.


Com amor

Kim Bins



Comments


whatsapp-icone.png
bottom of page